sexta-feira, 24 de abril de 2009

Memorial Reflexivo

Memorial Reflexivo

Meu nome é Maria Goreti Moreschi Kuminek, atuo como Supervisora de Educação Básica e Profissional na Gerência de Educação,de Canoinhas.
Iniciei minha vida profissional em 1977,com quinze anos de idade, trabalhando com 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, em escola isolada e neste ano estava cursando a segunda série do Curso de Magistério. No ano seguinte consegui a vaga como professora substituta numa escola do centro da cidade, onde também desenvolvi o estágio e conclui o curso.
Em 1979 ingressei na Faculdade de Pedagogia, sempre atuando em sala de aula e me formei como Pedagoga, obtendo a habilitação em Supervisão Escolar no ano de 1982, já grávida do primeiro filho.
Cursei a pós-graduação em Fundamentos da Educação e posteriormente em Séries Iniciais. Atuei como professora universitária no curso de Pedagogia e Arte na Universidade do Contestado, campus Canoinhas.
Acessei na Supervisão Escolar em 1984, onde assessorei os professores até 1994 quando assumi a Direção Adjunta e em seguida a Direção Geral até 2000. Em 2004 fui trabalhar na Gerência da Educação/GERED e em 2005 assumi a Supervisoria de Educação Básica e Profissional onde estou até o momento presente.
Hoje estou com 31 anos de serviço, acumulando diversas experiências, considerando que todas as oportunidades vivenciadas enriqueceram minha caminhada profissional e contribuíram para o aprimoramento pessoal.
A vida apresenta obstáculos que são desafios para nosso crescimento. Gosto do que faço, acredito que sempre é possível aperfeiçoar e estou aberta às inovações.
Minha família é maravilhosa! Minha mãe, com seus oitenta anos, é meu referencial e exemplo de vida. Teve quinze filhos, ficou viúva aos quarenta e quatro anos e como uma heroína, encaminhou toda sua prole, fazendo sempre as melhores referências de meu pai para que cada um de nós tivesse lembranças boas e o respeito pelo nosso progenitor. Ela é amada e idolatrada na família e quando nos reunimos em datas comemorativas, é uma festa de arromba.
Sou casada a quase vinte e sete anos e tenho três filhos. Considero a minha família feliz, com dificuldades que são superadas pelo amor que cultivamos. Meu esposo é muito querido, um companheiro para todas as horas e meus filhos são minha paixão: Régis, Gislaine e Eriel.

Resumo do Guia Geral-GESTAR II

Resumo do Guia Geral

O Guia Geral do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar tem como objetivo construir uma proposta de trabalho participativa e interativa que traz a compreensão do Programa GESTAR II, expõe a metodologia de trabalho, como implementá-lo e a definição dos papéis dos participantes.
O guia está dividido em cinco unidades, sendo;
1- O GESTAR II como programa de formação continuada em serviço;
2- A proposta pedagógica do GESTAR II;
3- A implementação do GESTAR II;
4- O GESTAR II, as expectativas de mudança e a especificidade do programa em cada escola;
5- Procedimentos para a utilização dos cadernos de atividades de apoio à aprendizagem do aluno.
O Programa GESTAR II é uma formação continuada semipresencial destinada aos professores de Matemática e Língua Portuguesa com o objetivo de melhoria do processo ensino-aprendizagem.
Está embasado nos Parâmetros Curriculares Nacionais e fundamentado na teoria e pressupostos da educação à distância. Utiliza cadernos teórico-práticos para estudo e realização de atividades. Oportuniza encontros presenciais para troca de experiências, esclarecimentos de dúvidas, planejamento e elaboração de situações didáticas e análise crítica da prática pedagógica. Serão oferecidos momentos de: oficinas coletivas, plantão pedagógico e acompanhamento pedagógico.
Os trabalhos dos Professores Cursistas serão coordenados, acompanhados e avaliados pelo Professor Formador durante todo o ano de execução do Curso que terá 120h presenciais e 180h à distância, num total de 300h. Os Cursistas serão certificados pelas Secretarias Municipais e Estaduais.
O Professor Formador terá sua formação de 96h presenciais e 204h não-presenciais, totalizando 300h, com certificação pela Universidade de Brasília.
A proposta pedagógica do Programa está composta de: ensino-aprendizagem, relação professor-aluno, papel do professor, sala de aula como espaço educativo, avaliação, concepção de competência, relação entre comunidade e escola no papel educacional.
O Coordenador Pedagógico/Administrativo é o intermediário entre as Secretarias de Educação e as escolas e coordena as ações presenciais do Programa.
A avaliação do Professor Cursista será efetuada pelo cumprimento de seus deveres, sendo: freqüência obrigatória aos encontros presenciais de estudo dos Cadernos de Teoria e Prática das áreas (TPs) e oficinas, realização e entrega das atividades determinadas, realização de auto-avaliação, elaboração do projeto e o compromisso de aplicação de atividades do programa com seus alunos.
As expectativas de mudanças nas escolas pela participação dos Professores de Língua Portuguesa e Matemática no Programa GESTAR II é que se atinja um trabalho interdisciplinar e que pelo envolvimento dos alunos, pais e demais profissionais da escola possam ser evidenciadas ações envolventes e transformadoras, podendo ser comprovadas as melhorias no processo ensino-aprendizagem.