Resumo do Guia Geral
O Guia Geral do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar tem como objetivo construir uma proposta de trabalho participativa e interativa que traz a compreensão do Programa GESTAR II, expõe a metodologia de trabalho, como implementá-lo e a definição dos papéis dos participantes.
O guia está dividido em cinco unidades, sendo;
1- O GESTAR II como programa de formação continuada em serviço;
2- A proposta pedagógica do GESTAR II;
3- A implementação do GESTAR II;
4- O GESTAR II, as expectativas de mudança e a especificidade do programa em cada escola;
5- Procedimentos para a utilização dos cadernos de atividades de apoio à aprendizagem do aluno.
O Programa GESTAR II é uma formação continuada semipresencial destinada aos professores de Matemática e Língua Portuguesa com o objetivo de melhoria do processo ensino-aprendizagem.
Está embasado nos Parâmetros Curriculares Nacionais e fundamentado na teoria e pressupostos da educação à distância. Utiliza cadernos teórico-práticos para estudo e realização de atividades. Oportuniza encontros presenciais para troca de experiências, esclarecimentos de dúvidas, planejamento e elaboração de situações didáticas e análise crítica da prática pedagógica. Serão oferecidos momentos de: oficinas coletivas, plantão pedagógico e acompanhamento pedagógico.
Os trabalhos dos Professores Cursistas serão coordenados, acompanhados e avaliados pelo Professor Formador durante todo o ano de execução do Curso que terá 120h presenciais e 180h à distância, num total de 300h. Os Cursistas serão certificados pelas Secretarias Municipais e Estaduais.
O Professor Formador terá sua formação de 96h presenciais e 204h não-presenciais, totalizando 300h, com certificação pela Universidade de Brasília.
A proposta pedagógica do Programa está composta de: ensino-aprendizagem, relação professor-aluno, papel do professor, sala de aula como espaço educativo, avaliação, concepção de competência, relação entre comunidade e escola no papel educacional.
O Coordenador Pedagógico/Administrativo é o intermediário entre as Secretarias de Educação e as escolas e coordena as ações presenciais do Programa.
A avaliação do Professor Cursista será efetuada pelo cumprimento de seus deveres, sendo: freqüência obrigatória aos encontros presenciais de estudo dos Cadernos de Teoria e Prática das áreas (TPs) e oficinas, realização e entrega das atividades determinadas, realização de auto-avaliação, elaboração do projeto e o compromisso de aplicação de atividades do programa com seus alunos.
As expectativas de mudanças nas escolas pela participação dos Professores de Língua Portuguesa e Matemática no Programa GESTAR II é que se atinja um trabalho interdisciplinar e que pelo envolvimento dos alunos, pais e demais profissionais da escola possam ser evidenciadas ações envolventes e transformadoras, podendo ser comprovadas as melhorias no processo ensino-aprendizagem.
Johann Strauss II - The Blue Danube Waltz
Há 12 anos
Um comentário:
Sou cursista deste programa.
Considero-o muito importante, o material riquíssimo, só lamento não dispor de mais tempo para realizar os estudos e suas ativaidades com a atenção e dedicação necessárias.
Postar um comentário